Netscope

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Fast food * empada de tofú com salada quente de legumes e couscous{Vegan, integral}


Há dias em que me dá uma grande preguiça, esses dias cá em casa são dias de fast food, da nossa especial fast food. Basta abrir o frigorífico e descobrir um maravilhoso mundo novo e rápido. Para hoje temos uma empada de tofú feita com um pouco de massa que sobrou da pizza de ontem, recheada com tofú e uma salada quente de legumes rapidamente salteados e envolvidos de um rapidíssimo couscous de espelta integral e milho. Fast food.


*Ingredientes*

2 chávenas de couscous integral
2 chávenas de água a ferver
Pitada de sal
250g de tofú
Especiarias a gosto
Legumes a gosto
Azeite
Pimenta preta e curcuma

Um resto de massa da pizza de ontem que tinha ficado no frigorífico embrulhada em pelicula aderente.
Estiquei a massa para caber na primeira forma que apanhei.
Coloquei o tofú numa frigideira, deixei saltear com um fio de azeite, pitada de sal e pimenta e uma cebola cortada às rodelas, 2 minutos depois acrescentei 5 colheres de sopa de molho bechamel que tinha também sobrado de outra receita e também aguardava destino no meu frigorífico. Deixei saltear mais 2 minutos e está pronto.

Como não gosto de rechear empadas com recheios muito líquidos, pois deixam a massa mole, envolvi o tofú em queijo parmesão vegan e em pão ralado aromatizado que também tinha no frigorífico. Envolvi até o tofú ficar bem mais seco. 
Coloquei tudo dentro da forma com a massa, fechei a massa e foi para o forno, 20/25 min a 200*.




Enquanto a empada esteve no forno preparei os legumes para a salada quente.
Nesta usei também o que tinha no frigorífico: um bocado de courgete, alho francês, couve roxa, brócolos e funcho.


Piquei tudo e salteei rapidamente num fio de azeite com pimenta preta, curcuma e tandori masala.
Entretanto juntei água quente ao meu couscous que estava à espera numa tigela (1 chávena de couscous para 1 de água a ferver), esperei que o couscous absorvesse a água e está pronto. Depois foi só misturar os legumes no couscous, regar generosamente com sumo de limão, porque para mim couscous pede limão, e jantar.







1 comentário:

  1. Ola Patrícia. Um pouco ignorante nesta matéria do couscous, eu pergunto. Não é preciso cozê-lo? É tipo massa não é? Obrigada

    ResponderEliminar