Netscope

quinta-feira, 7 de maio de 2015

O melhor gelado do mundo é vegan e sem açúcar! {vegan, sem açúcar, sem oleaginosas, sem soja}



Nada podia ser mais simples e mais saudável do que um gelado de fruta.
Com a textura perfeita e o sabor perfeito sem qualquer ingrediente estranho ou difícil de encontrar ou açúcar ou gordura.. Enfim perfeito!!


De morango





De banana e de frutos vermelhos



*Ingredientes*<2 a 4 pessoas><muito fácil>

3 bananas congeladas às fatias
O mesmo peso numa outra fruta à escolha.

O truque deste gelado, para que fique cremoso e com o doce que um gelado deve ter, está na maravilhosa banana. 
Cá em casa passámos a ter sempre fruta congelada, cortada em pedaços pequenos, pronta para fazer gelados variados, e temos feito a toda a hora e de diferentes sabores. 

Nas fotografias tenho o favorito desta época, o de morango e o simples de banana e outro de frutos vermelhos. Não tenho fotografias mas já experimentei também de ananás e de chocolate.
No de frutos vermelhos usei os de compra já congelados que trazem uma boa mistura de frutos, escolhi como sempre tento fazer, uma marca biológica.

Para fazer os gelados basta triturar num bom processador 3 bananas congeladas e cortadas às fatias com o mesmo peso de outra fruta a gosto. Bimby vel7 alguns segundos, quando a polpa da fruta fica nas paredes do copo, desligar, baixar a polpa com a espátula e voltar a triturar mais uns segundos vel 7, normalmente tem de se repetir este processo 2 ou 3 vezes até ficar com a consistência perfeita que é igual aos gelados de compra.

Para o de banana basta triturar a banana e garanto-vos que por si só já é delicioso!!
Para o de chocolate usei uma barra de chocolate da Área Viva, vegan e sem açúcar que triturei com as 3 bananas congeladas.



Infelizmente tem de se comer na hora pois não dá para guardar nos congeladores de nossas casas que têm temperatura que não se adequa à consistência dos gelados.

Uma solução para conservar algum resto de gelado passa por usar um copo de gelado e comer mais tarde com outro formato e outra textura e consistência.



Está pronto e é delicioso e o mais saudável possível.




13 comentários:

  1. Olá. Em vez da banana (que já a usei ao pequeno almoço..) o que sugeria usar?

    Obgda.

    ResponderEliminar
  2. A banana é realmente essencial para esta receita pois é ela que dá a textura e o doce, para a textura o abacate funciona bem mas teria de acrescentar um adoçante. Mas se é uma questão de quantidade banana nunca é de mais!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    2. Pois. A "banana nunca é demais" tenho que discordar um pouco. É que (para mim pelo menos), se já tiver um pequeno almoço com 1/2banana (e há imenssos batidos, tipo 90% do que vejo online, verdes ou doces, que têm 1/2bananas), usar outra/s para o lanche é um pouco dose para mim. Ié, enjoo....rápido. E há 1amiga minha que nem sequer consegue comer banana.

      Mas tenho 1 outra questão.. estando nós a viver em Portugal, e a consumir tanta fruta não local.. Isso não é um pouco anti-vegan/natura? É que só isso implica imensas viagens de avião (no transporte de imensos alimentos não autóctones). E a minha questão é, precisamente, (sem abolir esses transportes todos..., mas se os quisesse reduzir...), não haverão outras frutas de cá que possam substituir a banana? Por exemplo com a pêra rocha ou assim... É que, confesso: nunca vi (até hoje!) 1 batido online com essa fruta. E essa fruta madura é muito doce... Enfim, apenas para não ser sempre a tão querida, mas, já imensamente, abusada banana, grandes produções em descomunal escala na Índia (30 milhões de toneladas) e etc. (com os respectivos químicos e hormonas) para dar azo a muita procura na Europa e mundo fora!

      Ps. É que se não... Há sempre o risco de se passar de 1 consumo excessivo da carne para outro alimento. Que, apesar de que seria melhor que o actual da carne, mas... é minha opinião que o consumo/uso de qq alimento em excesso, em termos do afecto ao meio ambiente ou consumidor, "ou faz mal ou enjoa"! :p Como diz o "outro"! ;) E, para mim, já 1, quase dia sim/não já é muito de facto. Daí estas questões.

      Beijinhos. Obrigada. E um Bom blogue!! :))

      Eliminar
    3. Compreendo a sua questão. Nós cá por casa consumimos 99% das vezes banana da madeira biológica, que encontra facilmente todas as semanas nas mercearias de produtos biológicos, são deliciosas muito melhores do que as importadas. Também temos o privilégio de ter conseguido plantar 5 bananeira que espero mais ano menos ano comecem a dar bananas.
      Pode sempre substituir pelo abacate como já tinha referido e juntar as peras bem maduras e doces para o doce e ainda juntar outra fruta para ir mudando o sabor do gelado. Nunca experimentei mas é capaz de resultar bem!! 😊

      Eliminar
    4. Estou a publicar 3 receitas de sobremesas com pêras portuguesas!!

      Eliminar
  3. Tenho Bimbo há pouco tempo e quando congelei as bananas não me lembrei que deveria corta-las... Acha que posso seguir a receita usando bananas inteiras congeladas?
    Parabéns pelo blogue!

    ResponderEliminar
  4. Pode enrolá-las num pano e bater numa superfície dura para se partirem em pedaços mais pequenos, para a bimby não precisam ser muito pequenos, se conseguir partir em 3 ou 4 já ajuda. :-)

    ResponderEliminar
  5. Patricia posso colocar logo nesses copinhos e congelar?! Queria ter alguns prontos para a Bia comer!

    ResponderEliminar
  6. Boa tarde:
    Esse chocolate negro com stevia não é vegan...tem vestígios de leite!

    ResponderEliminar
  7. Olá, os vestígios de leite significa que as máquinas onde são produzidos produziram outros alimentos contento neste caso leite e por isso pode haver a possibilidade de haver uma ligeira contaminação, não significa que tenha leite e o mais provável é nem vestígios ter, mas por precaução tendo em conta as pessoas com graves problemas de alergias, quase todas as marcas que produzem vários alimentos obtam por colocar esse aviso.
    Muitas vezes também vem com "pode conter vestígio de " ovos, soja, oleaginosas etc.. Todos os que são potencialmente perigosos para quem tem graves problemas de saúde com internações alimentares.

    ResponderEliminar