Netscope

sexta-feira, 7 de março de 2014

Paté de shitake e pimento vermelho {vegan, sem glúten}


Simples e delicioso, riquíssimo paté de cogumelos shitake e pimentos vermelhos.


*Ingredientes*

100/150g Cogumelos shitake 
1 pimento vermelho
150g de tofu  
sal e pimenta 
cardamomo 
paperika
fio de azeite
fio de azeite de pimento padron para o picante. (Opcional)
3 colheres de sobremesa de agar agar 
1 chávena de água a ferver
Gomásio (neste caso com algas)


Este foi o gomásio que usei.



Salteei os Cogumelos shitake e pimentos vermelhos numa frigideira bem quente com fio de azeite.
Misturei o tofu com os cogumelos e os pimentos já assados, sal, pimenta, cardamomo, paperika, fio de azeite. Bimby 30 seg/vel6.
Acrecentei um fio de azeite de pimento padron para o picante. (Opcional)
Dissolvi o agar agar em uma chávena de água a ferver e misturar na base do paté. Bimby 15seg/vel4.




Está pronto e é delicioso.

Queques de limão e papoila {vegan, sem açúcar, integral, sem glúten}


Intensos queques de limão com creme de limão em duas formas diferentes, uns mais despretensiosos e outros cheios de pretensão.  
Depois de ter encontrado esta receita apeteceu-me adaptá-la e resultou muito bem.





*Ingredientes*

280g de arroz integral ou farinha de arroz integral
Sumo de 1 limão grande
Raspa de 1limão grande
80g de tâmaras
25g de geleia de agave
150g de água
100g de manteiga vegetal (ou óleo vegetal a gosto) 
Pitada de baunilha
2 colheres de sobremesa de vinagre de maçã
1 colher de sopa de fermento 
2 colheres de sopa de sementes de papoila.

Para quem usa a bimby ou semelhante podem fazer a farinha de arroz em casa. Bimby 1min/vel10.

Para quem não consegue fazer a farinha em casa podem usar de compra.
Misturei as sementes de papoila com a farinha.



Espremi o sumo de limão e raspei a casca, misturei com a farinha a raspa e reservei o sumo.





Por fim misturei os restantes ingredientes. Bimby 1min/37*/vel5


Deitei a massa em forminhas, previamente untadas, de queques e uma parte numa forma de bolo (para fazer as duas apresentações dos bolos, quem quiser só fazer queques basta usar toda a massa em formas de queques ou uma forma grande de bolo).


Foram ao forno 30/35min a 170*.


A forma do bolo depois de cozido.


 Com uma forma redonda cortei 3 círculos de bolo.



Empilhei as 3 formas com creme de limão no meio e por cima.




Para o creme de limão com que cobri os queques e o bolinho empilhado foi feito somente com geleia de agave e sumo de limão a gosto, bem batido.

Para quem não quiser/precisar de um bolo sem glúten podem substituir a farinha de arroz integral por farinha de trigo integral. 
















quarta-feira, 5 de março de 2014

Sopa especial de miso com udon de arroz {Vegan, integral, sem glúten}



Uma deliciosa sopa de miso, recheada de lindos legumes e aromas fantásticos. Saúde numa tigela.





*Ingredientes* <8/10 porções> <menos fácil>

Para o caldo:
3 colheres de sopa de shoyo ou 2 de tamari
2 colheres de sopa de miso de arroz (para ser sem glúten)
1 cebola finamente cortada
8 cogumelos (de preferência shitake, eu não tinha e portanto usei paris e marron)
150g de feijão verde redondo cortado às rodelas
2 cenouras laminadas
1/2 pimento vermelho em tiras fininhas
1/2 cebola cortada em rodelas fininhas
1 alho francês cortado às rodelas finas
Gengibre fresco a gosto 
Pitada de sal (opcional)
Sumo de 1/2 limão/lima
Salsa fresca.

Para a massa:
225g de arroz integral ou farinha de arroz integral
150g de água
Pitada de sal


Comecei por preparar a massa pois vai precisar de repousar no mínimo 1h.

Comecei por fazer a farinha de arroz, este procedimento só pode ser feito com um bom processador, eu uso a bimby 2min/vel9.
No caso de não conseguirem processar o arroz integral para fazerem farinha basta usar farinha de compra.


Misturei a farinha com a água e amassei. Bimby 2min/velespiga.


Amassei com as mãos durante alguns minutos (na receita original de um livro japonês sugere que se bata na massa no mínimo 100 vezes, que eu não fiz) 


Depois de bem amassada envolvi em papel vegetal molhado e escorrido e deixei repousar durante no mínimo 1h.


Enquanto a massa descansa preparei os legumes cortando-os às rodelas ou às tiras muito fininhas. 

O feijão verde da horta.


Os cogumelos.


As cenouras da horta.


O pimento da horta.


O alho francês da horta.


A cebola.


O limão e o gengibre.


Depois preparei-me para fazer o caldo, misturando o tamari com o sumo de limão e o caldo de sem peixe e o miso, o gengibre e a pitada de sal (não coloquei, o miso e o tamari já são muito salgados)


O gengibre picadinho.


 O miso.


Depois de tudo misturado deixei cozinhar juntando os legumes durante 10min  a temperatura média. Os legumes ficam inteiros e muito pouco cozidos. Bimby 10min/100*/velcolher inversa.







O caldo está pronto.
Voltamos à massa. Basta estender com a ajuda de um rolo de modo a ficar com mais ou menos 3mm de espessura. Depois de estendida como na fotografia, polvilhar com farinha de arroz e dobrar uma das pontas até ao meio, voltar a massa, voltar a polvilhar com farinha e voltar a dobrar a outra ponta até ao meio (ver fotografias). No final a massa deve ter a forma de S se vista no seu topo.
Por fim cortar tiras de 3mm com uma faca bem afiada e voltar a polvilhar com farinha se necessário.







Está pronta para cozinhar. Para isso basta colocar a massa em água a ferver com sal e logo de seguida baixar a temperatura para que não fique todo tempo a ferver, quando a temperatura baixa voltamos a subir para que volte a ferver baixando de seguida. Mais ou menos 25min depois está pronta.


Escorrer bem e lavar em água fria para que pare de cozer e para que perca a goma.



Por fim a salsa.



No final basta juntar a massa à sopa polvilhar com a salsa e o resultado é divino.

Esta sopa pode ser ainda feita com cubinhos de tofú e para quem não se veja a ter todo este trabalho a fazer massa (pois dá um pouco de trabalho) podem sempre usar massa de compra, ou até não usar a massa de todo.