Netscope

sábado, 22 de fevereiro de 2014

Brownie de chocolate com nozes {vegan, integral, sem açúcar}


Desta vez fiz uma receita mais tradicional do brownie de chocolate com nozes. 
Fica óptimo na mesma!

A receita é do brownie já publicada mas substituindo as avelãs pelas nozes.















Esparregado de rama de cenoura {vegan}


Esparregado de rama de cenoura.. Nunca tinha experimentado mas hoje depois de colher as cenouras apeteceu-me experimentar e fica delicioso.


*Ingredientes*

200g de rama de cenoura sem os talos
1~2 dentes de alho
4 colheres de sopa de leite vegetal
Fio de azeite
Pitada de sal
Pitada de pimenta
2 colheres de sopa de farinha
2 colheres de sopa de vinagre (ou a gosto)


Comecei por cozinhar ligeiramente a rama da cenoura, em água e sal durante alguns minutos. Bimby 1 litro de água no copo 10min/100*/velcolher inversa


De seguida escorri bem a rama cozida e piquei finamente. Numa figideira salteei em azeite, sal e pimenta, o alho picado e juntei a rama. Bimby primeiro piquei os dentes de alho 3seg/vel5 e depois 5min/varoma/velcolher e depois acrescentei a rama e piquei 10seg/vel5 e depois 7min/100*/velcolher.


Por fim juntei o leite vegetal, a farinha e o vinagre e deixei cozinhar mexendo sempre até incorporar e cozer a farinha. Bimby 5min/100*/vel3

Está pronto!!





Mil vezes grata Mãe Natureza.


Sou grata pela vida, pela minha vida, todos os dias sem excepção mesmo nos piores momentos. São imensos os momentos em que me sinto realmente abençoada pela vida e um deles é sem dúvida quando a Mãe Natureza partilha comigo os seus infindáveis aromas, sabores e cores. 
Grata Mãe Natureza que nos alimenta.

Hoje foi dia de tratar da horta.









Lindas cenouras com uma magnífica rama, alfaces, alhos franceses, acelgas com os seus estaliços talos, couve lombarda, grelos de couve, salsa e brócolos.










quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Cheesecake de citrinos. {vegan, integral, sem açúcar}


Cheesecake combina bem com qualquer dia seja ele de chuva ou de sol, hoje foi dia de cheesecake.







*Ingredientes*

450g de natas de soja (biológicas sempre)
350g de iogurte natural de soja (fiz com o caseiro)
4 colheres de sobremesa (mal cheia) de agar em flocos
Raspa de 1 limão
Sumo de 1 limão
75g de geleia de agave

Para a base:
130g de tâmaras
130g de flocos de aveia integral
30g de agave
50g de manteiga vegetal

Para o toping:
Coulis de laranja do Algarve
(Seguir a receita do coulis de morango substituindo os morangos por 1 boa laranja do Algarve)


Os flocos de agar.


Comecei por cozinhar as natas, os iogurtes e o agar durante 10min, mexendo sempre. Bimby 10min/100*/vel4


Raspei a casca de 1 limão e retirei o sumo.


Juntei a casca e o sumo de limão e o agave e deixei cozinhar mais 2 min. Bimby 2min/100*/vel4


Os ingredientes para a base.


Retirei os caroços às tâmaras e triturei tudo junto alguns segundos até ter a consistência certa. Bimby alguns seg/37*/vel6, baixei o que fica colado ao copo e repeti.


Espalhei a massa no fundo da forma.


E levei ao forno 10min a 180*.


Nem precisa deixar-se arrefecer a massa pois o recheio tem de estar quente quando entrar, pois quando começa a arrefecer começa a solidificar.
Depois é só deixar no frigorifico e depois de bem frio desenformar e deitar por cima o coulis de laranja.


Para fazer o coulis de laranja basta seguir a receita já publicada de coulis de morango.




Está pronto!


E delicioso! 






















Paelha do mar e da horta {vegan,integral}


A riqueza desta receita é impressionante, as cores e os aromas completam esta riqueza nutricional.
Os espanhóis que me desculpem mas esta é a minha receita de paelha e que deliciosa é!


*Ingredientes*

100g de cogumelos paris
100g de cogumelos marron
100g de cogumelos shitake
1 pimento vermelho
1/2 beringela
2 talos de aipo
1 cenoura
250g de brócolos
100g de ervilhas congeladas
1~2 tomates maduros
200g de tofú
200g de seitan
3 dentes de alho
Pitada de sal
2colheres de sobremesa de pimenta preta
2 colheres de sobremesa de curcuma ou açafrão
300g de arroz integral
Folhas de louro










Comecei por cozer o arroz integral com pitada de sal, folha de louro e fio de azeite, durante 40/45min. Bimby no cesto com 1,5litro 45min/100*/vel3
Enquanto o arroz coze, salteei numa frigideira anti-aderente os dentes de alho, o pimento às tiras, a beringela aos cubinhos, os talos de aipo aos cubinhos, a cenoura às rodelas, em azeite, pitada de sal e louro, a pimenta e a curcuma.


Juntei o seitan e o tofú aos cubos pequenos, e os cogumelos laminados.


Juntei os tomates cortados aos bocados com casca e sementes.


Por fim os brócolos e as ervilhas.


Quando o arroz fica pronto é só escorrer e juntar.


No final acrescentei o caldo de sem "peixe", envolvi, desliguei o fogão e deixei o arroz absorver o caldo durante 2/3 minutos.



Está pronto!






Verdadeiro creme verde ervilha {vegan}

Não costumo partilhar receitas de sopas pois penso que todos devem saber fazer sopa, mas de vez em quando lá me apetece partilhar as cores de uma linda sopa desta vez verde ervilha.



*Ingredientes*

300g de ervilhas congeladas
4 dentes de alho
1/2 courgete com casca
1 cebola
Sal e 3 pimentas
Fio de azeite

Nada mais simples basta cozer tudo junto e bater bem no final para que fique um creme sedoso. Bimby 20min/100*/velcolher e no final 1min/vel3/5/7.

Como é uma sopa bastante doce gosto de servir com um fio de azeite cru, pitada de sal e pimentas.
Sabe bem num dia de chuva.

Caldo de sem "peixe" {Vegan}


Caldo de sem "peixe" ou se preferirem caldo do mar. Muitas receitas tradicionais à base de peixe, quando veganizadas perdem-se um pouco por falta do aroma e sabores do mar. Basta juntar este caldo do mar a uma caldeirada de tofu ou a uma paelha e sentir a diferença.
Com esta receita ficamos com meio litro de caldo de sem "peixe" que podemos guardar no frigorífico por uma semana.


*Ingredientes*

10g Algas (neste caso usei esparguete do mar)
500g Água
Pitada de sal
1 dente de alho
Fio de azeite
Folha de louro (opcional)
Malagueta (opcional)

Começo por hidratar as algas em água quente, deixando-as de molho 10/15min.



De seguida coloco ao lume as algas com a água em que estavam de molho e crescento a que falta para as 500g, o dente de alho, a pimenta e o sal e o fio de azeite. (Neste caso não usei o louro nem a malagueta). Deixo cozinhar durante 10min. Bimby 10min/varoma/velcolher.




Por fim basta coar e o caldo está pronto.




As algas que ficam e o dente de alho podem sempre ser usadas para outras receitas.