Netscope

Mostrar mensagens com a etiqueta cacau. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta cacau. Mostrar todas as mensagens

domingo, 6 de abril de 2014

Fudge de cacau ~a base para outras experiências~ {Vegan, integral, sem açúcar, cru, sem glúten}

Simplesmente delicioso!!! Mais fácil impossível!

(Fudge é uma espécie de caramelo, com a textura do caramelo e bastante doce)



*Ingredientes* <o equivalente a uma barra de chocolate><completamente fácil>

50g de frutos secos a gosto
100g de tâmaras (naturais sem o brilho exterior)
25g de cacau puro cru (uso iswari)

Basta triturar tudo durante 1min e meio. Está pronto! Bimby 1,3min/vel8

Não deixem mais do que o tempo necessário para formar uma pasta pois aquece de imediato e rapidamente chega aos 50* e a partir dai deixa de ser cru.



Depois é só dar a forma que quiserem e ir ao frio no mínimo 1h.
Neste caso fiz uma barra, mas podem fazer bolinhas, ou cubos (tradicionalmente o fudge é em cubos) e podem misturar frutos secos inteiros, bagas, sementes, fruta desidratada, cereais tufados, pipocas...
Esta é a base que poderá servir para imensas receitas.
Simples e saudável e muito saborosa!











domingo, 30 de março de 2014

Pudim de chocolate instantâneo, mas caseiro {vegan, integral, sem açúcar, sem glúten}


Pudim instantâneo e delicioso.




*Ingredientes* <1 pudim médio><muito fácil>

400g de leite de soja sem açúcar (usei provamel)
8 tâmaras naturais (sem a glicose, brilho exterior)
3 colheres de sobremesa de cacau cru (usei iswari)
1 colher de sopa de linhaça dourada
1 colher de sobremesa de agar agar em flocos
Pitada de baunilha em pó






Triturei as tâmaras, o agar e a linhaça com o leite até tudo estar dissolvido. Bimby 2min/vel10
Acrescentei o cacau e a baunilha e misturei aquecendo e deixando ferver durante 5min. Bimby 5min/100*/vel3,5
Deitei numa forma, foi ao frio algumas horas e está pronto.
Polvilhei com cacau cru e desapareceu...






sexta-feira, 28 de março de 2014

Cacau quente (ou frio) delicioso ~superalimento~ {vegan, integral, sem açúcar, sem glúten}


Das últimas partilhas entre amigos de receitas trago-vos esta simples e perfeita combinação de 3 ingredientes que todos vão adorar. Perfeito para crianças!
Para além de ser delicioso é uma bebida riquíssima, saudável e completa. 
Grata Gabriel Mateus pela partilha. 




*Ingredientes* <6 chávenas><muito fácil>

750g de leite de soja biológico sem açúcar (aconselho o natural da provamel)
7/8 tâmaras naturais (as naturais não têm o brilho que as banhadas em açúcar têm)
3 colheres de sobremesa (mal cheias) de 100% cacau puro e cru (aconselho biosamara ou iswari)

Basta triturar o leite com as tâmaras sem caroço até as tâmaras estarem completamente desfeitas. Bimby 1min30/vel10
Depois juntar o cacau e aquecer sem ferver durante alguns minutos. Bimby 5min/60*/vel3

Está pronto e vence em sabor e qualidade qualquer leite com chocolate de compra!
Garanto-vos!

Dicas: podem fazer com outros leites vegetais mas o resultado não é igual, este fica espesso e espumoso como um cacau quente deve ser, com os outros leites tal não acontece.

Na temperatura ambiente não fica tão interessante como fica quentinho ou bem frio.



domingo, 16 de março de 2014

Gelados de tutti-fruti e morango e chocolate {vegan, sem açúcar, semglúten}


Calor combina bem com gelados.



De morango


De tutti fruti


De chocolate



*Ingredientes* <muito fácil> 

80g de quinoa
400g de água
25g de cacau 100% cru ou 120g de morangos ou 75g de fruta desidratada
100/140g de tâmaras (dependendo da necessidade de doce)

Para fazer o de morangos fiz um coulis de morango, podem fazer com outras frutas.
O maior problema que tive com esta versão foi o congelar, ficou muito congelado e dificil de servir porque os morangos têm muita água que acrescenta líquido à receita.
Depois de feito o coulis acrescentei à base de quinoa e envolvi.



Para fazer o de tutti fruti usei fruta desidratada, neste caso usei manga, papaia, ananás e morangos. Comecei por triturar e transformar em pó a fruta. Bimby 30seg/vel10
Depois acresentei à base de quinoa e envolvi.


Para a base de quinoa comecei por cozer a quinoa com a água. Bimby 18min/100•/vel1
Depois de cozida triturei. Bimby 1min/vel7



Depois juntei as tâmaras sem caroços e triturei. Bimby 1min/vel8
Por fim juntei o cacau ou o coulis ou a fruta desidratada em pó e misturei. Bimby 30seg/vel5












quarta-feira, 12 de março de 2014

Gelado cremoso de chocolate {Vegan, sem açúcar, sem glúten}


Está aberta a época dos gelados!!!

Gelado cremoso de chocolate. 
O maior problema com os gelados é que quando vão para os nossos congeladores caseiros, ficam tão congelados que deixam de ser gelados e passam a ser blocos de gelo. Com esta receita isso não acontece.
Fiz em forminhas pois as crianças adoram mas também fica bem para servir em bolas de gelado.
(Provado hoje e aprovado por 4 crianças)

Esta receita ainda fica bem como cobertura e/ou recheio de bolos, em vez de se congelar basta levar o frigorifico.



*Ingredientes* 
<6 gelados> <muito fácil>

80g de quinoa
400g de água
25g de cacau 100% cru
100/140g de tâmaras (dependendo da necessidade de doce)


Comecei por cozer a quinoa com a água. Bimby 18min/100•/vel1
Depois de cozida triturei. Bimby 1min/vel7


Fica uma nata ou creme de quinoa.


Depois juntei as tâmaras sem caroços e triturei. Bimby 1min/vel8
Por fim juntei o cacau e misturei. Bimby 30seg/vel5


Está pronto para encher as formas.


E ir para o congelador.


Dicas: a quinoa tem de ser muito bem lavada, sempre, em várias águas e massajada.
As tâmaras devem ser naturais sem a cobertura de glicose (película brilhante).





sábado, 22 de fevereiro de 2014

Brownie de chocolate com nozes {vegan, integral, sem açúcar}


Desta vez fiz uma receita mais tradicional do brownie de chocolate com nozes. 
Fica óptimo na mesma!

A receita é do brownie já publicada mas substituindo as avelãs pelas nozes.















sábado, 15 de fevereiro de 2014

Brownie de avelãs com cobertura de chocolate e avelã {vegan, integral, sem açúcar}


[versão com/sem glúten]

Pouco há a dizer sobre sobre um brownie de chocolate e avelãs, coberto de creme de mais chocolate e mais avelãs, polvilhado com mais avelãs picadas.


*Ingredientes* <fácil>

100~120g de avelãs
150~180g de tâmaras sem caroços
100g de natas vegetais (de arroz para sem glúten)
45g de cacau 100% puro cru
100g de manteiga vegetal
70g de farinha integral (de arroz integral para sem glúten)
Pitada de sal
Fermento de bolos

Para o creme:
45g de avelãs
15g de cacau
70g de tâmaras (se precisarem de um pouco mais de doce acrescentar 1~2 colheres de sopa de geleia de milho ou arroz ou agave)
50g de manteiga vegetal

Comecei por tostar um pouco as avelãs, não é preciso fazê-lo mas acho que ficam mais saborosas no bolo. Coloquei-as numa frigideira e deixei-as uns minutos mexendo para não se queimarem.


Triturei as avelãs e reservei. Bimby 6seg/vel6


Juntei o cacau às tamaras e triturei. Bimby 20seg/vel9



Acrecentei a manteiga vegetal e as natas e bati. Bimby coloquei a borboleta e 5min/37*/vel3


Acrescentei a farinha, o sal e o fermento e misturei. Bimby 10seg/vel3


Por fim envolvi as avelãs trituradas e está pronto para ir para uma forma untada com um pouco de manteiga vegetal ou azeite.


Vai ao forno 25~30min a 170*. E está pronto!


Para o creme da cobertura triturei as avelãs com o cacau e as tâmaras (se precisarem de um pouco mais de doce acrescentar 1~2 colheres de sopa de geleia de milho ou arroz ou agave) e a manteiga vegetal. Bimby alguns seg/vel7 baixar com a espátula e voltar a alguns seg/vel7. 


Por fim cobri o bolo e polvilhei com avelãs picadas.



Está pronto e delicioso!











domingo, 26 de janeiro de 2014

Salame de chocolate {vegan, integral, sem açucar}

Nada melhor do que sujar as mãos preparando salame de chocolate. Este tem a grande vantagem de se poder comer de uma ponta à outra, de uma vez só, pois é integral e não tem gordura, nem açucar. Aprovado por crianças!





*Ingredientes*

60g de 100% cacau cru em pó
300~400 g bolacha maria caseira
200 g de tâmaras
80g de natas vegetais
Sumo de 1/2 laranja

Comecei por triturar o cacau com as tâmaras. Bimby 1min/vel9
Acrescentei os restantes ingredientes (sem as bolachas) e misturei. Bimby 1min/vel6




Parti as bolachas em bocados pequenos e médios e misturei com a mistura anterior.


Quando fica com a consistência certa faz-se um rolo.


Enrolei em papel vegetal e depois em papel de alumínio.
Vai para o frigorífico durante algumas horas, de preferência de um dia para o outro.